Projeto de Resolução de autoria do senador Marcos do Val possibilita que parlamentares brasileiros participem no fórum internacional sobre o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal aprovou, em 13 de setembro (quarta-feira), o Projeto de Resolução nº 30/2020, de autoria do senador Marcos do Val, que institui o Grupo Parlamentar Brasil-OCDE de Segurança e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.
Poderão participar do grupo membros do Congresso Nacional que desejarem aderir. Esses parlamentares poderão participar da “Global Parliamentary Network” (Rede Parlamentar Global), que é o órgão parlamentar ligado à OCDE. Também serão organizados debates, seminários, conferências e encontros, entre outros eventos.
O grupo se dedicará à análise, à compreensão, ao encaminhamento e à solução de problemas, visando o aperfeiçoamento de políticas públicas relacionadas a vários temas, em especial aos aplicados ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Para isso, poderá realizar intercâmbios com as experiências parlamentares de outros países.
Para o senador Marcos do Val, a OCDE é uma fonte importante de iniciativas para aperfeiçoar os mecanismos de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro que estão sendo implementados no Brasil. “Trata-se de um fórum de países comprometidos com a democracia e a economia de mercado, que oferece uma plataforma para o intercâmbio de experiências políticas na busca de respostas para problemas comuns na área de corrupção e segurança”, afirmou.
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização econômica intergovernamental, fundada em 1961 e que reúne atualmente 38 países. O intuito da entidade é estimular o progresso econômico e o comércio mundial, servindo como um fórum de países democráticos e de economia de mercado.