Brasília, 30 de novembro de 2021 – O senador Marcos do Val (Podemos/ES) tomou posse, nesta terça-feira (30), como presidente, do Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos (EAU) do Senado Federal. A iniciativa foi aprovada pelo Plenário em março, a partir de projeto de resolução (PRS 15/2021), de autoria do parlamentar, com a intenção de ampliar os laços de amizade e culturais com os povos emiradenses.
“Pretendemos auxiliar no âmbito das relações comerciais, sobretudo debatendo a pauta legislativa, com a desburocratização dos negócios e aumento da nossa competitividade. Essa troca de experiências vai proporcionar um conhecimento maior entre as Nações, com respeito as tradições sociais e culturais de parceiros tão importantes”, disse o congressista.
O crescente aprofundamento das relações bilaterais, entre os países, fez com que, desde 2008, os Emirados Árabes passassem a ser o segundo parceiro médio-oriental do Brasil, atrás apenas da Arábia Saudita. “Prova dessa marcante importância é o fato de que Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), vinculada ao Itamaraty, mantém em Dubai seu único escritório no Oriente Médio”, lembrou Do Val.
Um ponto marcante da sessão foi a posse da vice-presidente do Grupo Parlamentar, senadora Soraya Thronicke (PSL/MS). Segundo levantamento apresentado, pelo senador Marcos do Val, 50 % do parlamento nos EAU é formado por mulheres. “Fico grata com a lembrança e valorização da mulher no Legislativo. Temos muito que aprender com o mundo árabe. Lá, eles possuem, inclusive, o Ministério da Tolerância que serve para fortalecer a entrada de outras religiões no país”, pontuou a parlamentar.
No encerramento, Marcos Do Val, apoiado por seus colegas, manifestou repúdio ao ataque realizado contra a mesquita Iman Ali, localizada em Ponta Grossa, no Paraná, no último dia 26, durante o qual foi queimado o livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. “É inadmissível que um templo religioso, seja ele qual for, venha a ser desrespeitado com atos de ódio, de racismo e de vandalismo. Isso não condiz com a tradição de respeito mútuo que tem marcado o relacionamento entre árabes e brasileiros. Espero, sinceramente, que tais atos não mais se repitam em nosso País e que os culpados sejam identificados e punidos na forma da lei”, concluiu.
Após a reunião da Comissão de Relações Exteriores o embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Saleh Alsuwaidi, foi recebido pelos senadores brasileiros no gabinete do senador Marcos do Val.