Brasília, 01 de dezembro de 2021 – O senador Marcos do Val (Podemos/ES) apresentou, nesta quarta-feira (1), como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos (EAU), “Voto de Repúdio” ao ataque realizado contra a mesquita Iman Ali, localizada em Ponta Grossa, no Paraná, no dia 26 de novembro, durante o qual foi queimado o livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão.
“É inadmissível que um templo religioso, seja ele qual for, venha a ser desrespeitado com atos de ódio, de racismo e de vandalismo. Isso não condiz com a tradição de respeito mútuo que tem marcado o relacionamento entre árabes e brasileiros. Espero, sinceramente, que tais atos não mais se repitam em nosso País e que os culpados sejam identificados e punidos na forma da lei”, destaca Do Val.
No Justificativa do documento o parlamentar evidenciou as dimensões do crime que não atinge apenas o Islã, mas também a todas as demais crenças e religiões. “Essa violência reputa-se como uma das mais graves ações de intolerância, porque incorre contra a liberdade religiosa, que é princípio e norma basilar de nossa organização como sociedade. A Mesquita Imam Ali, lugar de orações dos fiéis que professam o Islã naquela cidade”, registrou o capixaba.
Esta foi a primeira ação oficial do Grupo Parlamentar, instalado na terça-feira (30). Até o momento, 27 senadores participam das deliberações.