Brasília, 03 de dezembro de 2021 – O Dia Nacional do Delegado de Polícia teve destaque, nesta sexta-feira (3), no Senado Federal, em Sessão especial presidida pelo senador Marcos do Val (Podemos /ES).
Neste ano está sendo comemorado o 180º aniversário da criação do cargo de delegado de polícia no Brasil. Segundo registros históricos, no dia 3 de dezembro de 1841, o imperador Dom Pedro II instituiu o cargo de chefe de polícia para o município da Corte e para cada uma das províncias imperiais, criando, assim, os cargos de delegado e subdelegado. O Dia Nacional do Delegado de Polícia foi instituído pela Lei 13.567, de 2017.
Em sua fala Do Val destacou que essa não é uma profissão das mais fáceis, pois os profissionais arriscam suas vidas diariamente para promover o bem-estar social e convivem com uma luta desigual contra o crime organizado que, de acordo com o congressista, muitas vezes, possui equipamentos e armas que superam o arsenal das polícias, sobretudo em termos de tecnologia e modernidade.
“Não há solução fácil nem isolada para a questão da violência, mas certamente ela passa por investimentos em recursos humanos bem formados e preparados, como também adequadamente remunerados”, afirmou o senador.
A fim do discurso o paramentar homenageou todos os profissionais de segurança do país e reiterou o orgulho em representar o setor no Congresso Nacional. “Estendo minhas felicitações a todos os agentes da segurança pública deste enorme País, os quais trabalham com honestidade, competência e bravura, para que não nos retirem o direito de sonhar com uma sociedade na qual a cultura da paz seja dominante”, concluiu Do Val.
Participaram da Sessão Especial de forma presencial: o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Flávio Zampronha de Oliveira; o diretor-geral da Polícia Federal, Dr. Paulo Maiurino; o chefe de gabinete da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF e representante do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC, José Werick de Carvalho; o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, Luciano Soares Leiro; a presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – FENADEPOL, Tania Fernanda Prado Pereira e o diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Oswaldo Paiva da Costa Gomide. Também se fizeram presentes de maneira remota: o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL, Rodolfo Queiroz Laterza e o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária – ADPJ, Gustavo Mesquita Galvão Bueno.