O comercio bilateral será ampliado, assim como os investimentos do Bahrein no Brasil, afirmou o senador Marcos do Val (Podemos-ES) ao comemorar a aprovação do plenário do Senado, nesta quinta-feira (07/07), de projeto de resolução de sua autoria criando o grupo parlamentar Brasil-Bahrein.
“As economias são complementares e apresentam significativo potencial de incremento nas trocas bilaterais”, ressalta do Val na justificação do projeto de resolução do Senado 50/2021. “A atuação do grupo parlamentar somará esforços e estimulará discussões sobre temas de interesse de ambos os países”, completa o senador capixaba, que já preside a Frente Parlamentar Brasil-Emirados Árabes.
Entre outros objetivos, o grupo parlamentar Brasil-Bahrein irá promover congressos, seminários e estudos nas áreas tecnológica, científica, econômica, financeira e cultural visando o desenvolvimento das relações bilaterais, que vêm se ampliando nos últimos anos.
Produtor de petróleo, mas em processo de transição para uma economia pós-petrolífera, com investimentos na produção de alumínio e no turismo, o Bahrein possui um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Golfo Pérsico e tem a atividade econômica de maior crescimento no mundo árabe.
O fluxo de comércio bilateral cresceu mais de 200% no ano passado comparativamente a 2020, atingindo atualmente a casa dos US$ 2 bilhões. O Brasil, superavitário na conta de comércio, exporta principalmente minério de ferro e carne de frango e importa do Bahrein sobretudo fertilizantes.