Conheça a trajetória de Marcos do Val

Currículo
Marcos do Val nasceu em 15/06/71 na cidade Vitória no ES – Brasil. É membro de Honra da SWAT de Beaumont no Texas e fundador do CATI, empresa pioneira de treinamento policial que atravessou fronteiras, indo do Brasil para outros lugares do Mundo, como EUA e Europa. Criador das inovadoras técnicas de IMOBILIZAÇÕES TÁTICAS®, hoje difundidas em várias unidades policiais ao redor do mundo. Foi militar do exército Brasileiro no 38º Batalhão de Infantaria. É mestre em Aikido (2º dan), diplomado e credenciado pela International Aikido Federation, situada em Tóquio/Japão.

Do Val atua desde o ano de 2000 como instrutor em imobilizações táticas, abordagens táticas, retirada de suspeitos em veículos e outros procedimentos táticos para unidades da SWAT (Special Weapons And Tactics) de diversas cidades e estados americanos, inclusive acompanhando algumas operações reais. Também treinou agentes do FBI e DEA, U.S. Marshalls, os serviços de proteção (SRT) da NASA (Marshall Space Flight Center) e de militares das Forças Armadas Americanas; e muitos outros policiais táticos locais e estaduais dos Estados Unidos, assim como passou também a instruir policiais e grupos de operações especiais do Brasil e da Europa, sendo esta uma rara ocasião em que um estrangeiro é chamado para dar instruções dentro da academia Nacional de Policia em Roma na Itália, onde lecionou para os Carabineri e também para a força de proteção pessoal do PAPA.

Em reconhecimento ao seu trabalho continuado, recebeu diversas recomendações dos comandantes das entidades em que atuou como instrutor, incluindo a SWAT de Dallas, SWAT de Beaumont, SWAT de Austin, SWAT de San Antonio, SWAT de San Marcos, Etc, e outras cidades por todo os EUA; foi comendado pelo seu treinamento na Base NWS Earle, da Marinha Americana, além de diversas outras emitidas por entidades brasileiras da polícia civil, militar, Federal e órgãos do Poder Judiciário, atestando seus bons préstimos como instrutor policial.

Marcos do Val recebeu em 2003 o título de Membro Honorário da SWAT de Beaumont no Texas, como também os títulos de Mestre Honoris Causa em Artes Marciais pela FACEI, e Doutor Honoris Causa em Artes Marciais, pela Universidade Erich Fromm World Univesity, da Florida (US). Em 2015, se tornou o primeiro brasileiro a ser admitido como membro da Associação Europeia de Tiro Policial, titulo conquistado em Paris na França.

Do Val vem participando desde o ano de 2000 nos EUA de diversas operações reais com a SWAT, Narcóticos e Crimes de Rua, de onde provêm suas experiências práticas e fontes de desenvolvimento e pesquisa de novas e eficientes táticas Policiais.

Recebeu do Governo dos Estados Unidos o famoso visto de trabalho “O1”, designado apenas para pessoas que atingiram o topo na sua profissão, por ter sido reconhecido e condecorado internacionalmente e que tenham habilidades extraordinárias de interesse do governo federal americano especialmente na área da segurança.

Na lista de alunos do Marcos do Val, há membros da SWAT, NASA, FBI, NAVY SEALS, VATICANO e mais de 120 corporações policiais e de segurança espalhadas por diversos países como E.U.A, China, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Croácia, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Brasil e outros.

Além de continuar sua atuação como instrutor, tem efetuado palestras, participado da direção do CATI e segue como um exemplo para muitos brasileiros e estrangeiros de tenacidade e competência.

Histórico
Marcos do Val é o fundador do CATI e responsável pelo desenvolvimento das inovadoras técnicas de IMOBILIZAÇÕES TÁTICAS®, os quais são reconhecidos por todo o mundo pelo preparo que proporcionam e muitas vidas foram salvas graças a esta atuação. Estas realizações vão de encontro a uma forte motivação que surgiu em Marcos quando ainda era bastante jovem, de impedir que a violência e a resposta para ela terminem em fatalidades que poderiam ser evitadas com um treinamento diferente. Para conceber tais visões, Marcos do Val contou com treinamento de quando prestou serviço militar no 38º Batalhão de Infantaria e pelo Aikidô, em que é diplomado e credenciado pela Federação Internacional, situada em Tóquio, no Japão.

A concepção das técnicas de Imobilizações Táticas surgiu em Vitória, no Espírito Santo, a partir da avaliação da necessidade profissional dos policiais com o apoio dos colegas da Budokai, Centro de Artes Marciais. Suas técnicas desenvolvem táticas para manipular e imobilizar suspeitos de técnicas de mãos vazias ou com algemas, sem armas. Marcos do Val proporcionou um fácil aprendizado destes métodos e facilitou seu uso mesmo em situações sob estresse, o que se torna muito efetivo mesmo em indivíduos imprevisíveis, sob efeito de álcool ou drogas. A partir da experiência Marcos do Val foi para os Estados Unidos, onde houve resistência a dar crédito para que conseguisse apresentar suas técnicas, mas com determinação e habilidade notáveis, ele perseverou e por lá acabou por passar mais de 18 anos, criando um nome de peso junto das equipes policiais táticas (SWAT) do Texas. Muitos policiais atestam que as técnicas que aprenderam com Marcos do Val estão entre as mais importantes que aprenderam em suas carreiras. Tornou-se instrutor pela TTPOA, mais associação da SWAT, que reúne estas equipes para aprimorar sua formação e aumentar os conhecimentos, onde até hoje na convenção anual vem a ministrar o curso de Imobilizações Táticas.

Sua notória formação, experiência, paixão e dedicação ao aprendizado de práticas e saberes importantes na prática policial, especialmente para torná-las mais acessíveis a policiais de todo o mundo, por meio dos melhores instrutores da atualidade, tornaram-no alvo de várias consultas e entrevistas para apresentar soluções e métodos policiais eficientes que conhece, bem como conduziram a várias recomendações e congratulações de instituições de segurança pública e privadas. Tal notoriedade é reconhecida pelo destaque de Marcos do Val em diversas publicações especializadas ao redor no Mundo, sendo reconhecido como excelente instrutor em operações especiais policiais. Atualmente, além de integrar o CATI e ser membro honorário da SWAT do Texas, Marcos Do Val vem ministrando os seus treinamentos e palestras para os policiais Europeus e Americanos, bem como atuado no Brasil, servindo a policiais e cidadãos brasileiros oferecendo suas experiências e conhecimentos.

“Eu tornei o brasileiro Marcos do Val membro honorário da equipe da SWAT em reconhecimento do seu perfil profissional e pelas suas habilidades técnicas e táticas. Aproveito essa oportunidade para agradecer a ele pelas diversas operações que participou como membro do nosso time SWAT e, em especial, na operação em conjunto com o departamento de narcóticos quando prendeu o suspeito que feriu gravemente o oficial infiltrado.”

Patrick O´Quinn

Comandante da SWAT de Beaumont, Texas – EUA

Certificações

Beaumont SWAT 2003

Beaumont SWAT 2004

Carta SWAT – Dallas

Carta Nasa

Convite Polícia Italiana

Polícia Federal 2002

TTPOA Instructor 2004

TTPOA Instructor 2007